A Whey Protein ou O Whey Protein?

Mesmo que inconcientemente, com certeza você já se deparou com essa dúvida: qual a referência correta? Artigo masculino ou feminino? A whey protein ou o whey protein?
 
Primeiro, vamos entender a origem do termo em inglês. A tradução correta para o termo “whey protein” é “proteína do soro do leite”, logo, ao mencionarmos o termo, o correto é o uso do artigo “a”, pois trata-se da proteína – a proteína do soro do leite, a whey protein.
 
A dúvida geralmente ocorre porque muita gente utitiliza o termo “whey” ao invés de “whey protein”. Por exemplo, você já teve um amigo que disse “vou tomar meu whey no pós treino”.
 
Neste caso, até faz sentido o uso do artigo masculino, como “o whey”, pois a tradução da palavra “whey” sozinha, é “soro do leite” – portanto “o soro”, masculino.
 
De qualquer forma, ninguém consome o soro do leite, mas sim a proteína contida nele. Sendo assim, mesmo que você utilize o termo “whey” isoladamente, o mais correto seria utilizar o artigo feminino, pois seu objetivo é mencionar o consumo da “proteína”. Logo, ao falar “whey protein” ou “whey”, utilize sempre o artigo feminino “a”, pois estamos falando da proteína.
 
Em alguns casos, ainda podemos considerar sim o artigo masculino quando estamos nos referindo a um produto, por exemplo. Quando dizemos “o GTN® Whey”, estamos nos referindo ao masculino “produto”, portanto é aceitável o artigo “o”.
 

Pronúncia

 
A palavra “protein” é amplamente utiliza de forma incorreta. O ênfase da pronúncia geralmente é dado no final da palavra, nas porção “tein” com um “e” grave, nasalado – totalmente diferente da pronúncia correta do inglês onde a palavra deve soar como “prôtin” e não “protêm”.
 
Na dúvida, acesse o Google Translate e teste a pronúncia: https://translate.google.com.br/#en/pt/protein
 
Já que está interessado em whey protein, conheça o GTN® Whey.