Whey protein e perda de peso

Indivíduos que consumiram um café da manhã rico em whey protein tiveram maior perda de peso e menos picos de insulina durante o dia, segundo pesquisa realizada em Israel.

 
É isso mesmo: se está buscando perder peso, um café da manhã rico em proteínas pode ser um grande aliado.
 
“O consumo de um grande café da manhã, almoço médio e um pequeno jantar é uma estratégia de sucesso para quem quer perder peso, aumentar a saciedade e diminuir os picos de insulina durante o dia em pessoas obesas com diabetes tipo 2” – disse a autora do estudo Daniela Jakubowicz, MD, professora de medicina na universidade de Tel Aviv.
 
Durante 23 meses, todos os participantes consumiram grandes cafés da manha , almoços de tamanho médio e pequenos jantares. Todos em dietas isocalóricas mas com variação na composição do café da manhã.
 
Um dos grupos consumiu o café da manhã composto primariamente por whey portein, como shakes proteicos. O segundo grupo consumiu outras fontes de proteínas como ovos, soja e atum; já o terceiro grupo teve um café da manhã rico em carboidratos.
 

  • Café da manhã (A): 42g de proteínas totais, sendo 28g de whey protein
  • Café da manhã (B): 42g de proteínas variadas
  • Café da manhã (C): alto carbo + 17g de proteínas variadas

 
Depois de 12 semanas, o grupo que consumira whey protein perdeu mais peso: 7.6kg, comparado com 6.1kg do grupo que consumiu outras proteínas e 3.1kg do grupo que consumiu carboidratos.
 
“A dieta com whey protein diminui muito a fome devido a supressão do hormônio ghrelin. Além disso, um shake com whey protein é preparado facilmente e traz benefícios na perda de peso, redução da fome e controle dos picos de insulina e HbA1c”, segundo a Dra. Jakubowicz.
 
Referência: The Journal of Nutritional Biochemistry, Jakubowicz et al. High-energy breakfast based on whey protein reduces body weight, postprandial glycemia and HbA1C in Type 2 diabetes.