Fortaleça o sistema imunológico

Você tem uma vida ativa, pratica exercícios e segue rigorosamente o plano alimentar prescrito por seu nutricionista (incluindo o blend proteico antes de dormir) mas ainda assim se sente vulnerável às mudanças climáticas e vez ou outra, está gripado ou resfriado? Esta época do ano, onde as temperaturas tendem a flutuar drasticamente, requer atenção dobrada para não comprometer a saúde
 
Apesar de todas as precauções, você ainda não sabe o motivo pelo qual seu sistema imunológico parece fraco? Um estudo publicado em 2015 pode ter uma resposta pra você.
  

A importância do sono: fortaleça o sistema imunológico dormindo

  
Sabemos que cada organismo se comporta de uma maneira, mas, de forma geral, devemos seguir a recomendação de 8h de descanso diariamente. Agora você terá mais um motivo para buscar suas horas de sono.
 
Um grupo de cientistas associou diretamente a curta duração do descanso noturno com o aumento da probablidade de se contrair uma gripe. O estudo foi realizado em uma parceria Universidade da California, a Universidade Carnegie Mellon e o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh com um total de 164 participantes, entre homens e mulheres.
 
Gráfico relacionando o risco de contrair gripe com poucas horas de sono.
 
Os achados do estudo sugerem que qualquer pessoa que durma menos de 6h tem um risco maior de contrair uma gripe ou resfriado do que aqueles que dormem mais de 7h por noite.
 
Por isso, antes de buscar soluções milagrosas em medicamentos ou dietas malucas, experimente adicionar algumas horas de sono em cada noite. Isso pode ajudar você a fortalecer o sistema imunológico e prevenir a gripe.
 

Suplementação com Glutamina

Você sabia que a glutamina pode auxiliar e reforçar o sistema imunológico? Veja neste artigo os benefícios deste suplemento amplamente utilizado em todo o mundo.

 

Referências bibliográficas:

Prather et al. Behaviorally Assessed Sleep and Susceptibility to the Common Cold. SLEEP, Associated Professional Sleep Societies.