Escolhendo um kimono de jiu-jitsu

Qual o melhor kimono de jiu-jitsu? Qual o tamanho de kimono ideal pra mim? Qual a melhor cor de kimono?

Essas e outras são algumas das dúvidas de 10 entre 10 iniciantes de jiu-jitsu.
É importante dizer que toda regra tem uma exceção, logo esse post não tem como objetivo ser a verdade absoluta. Vamos lá!
 

Posso comprar qualquer tipo de kimono?

Não! Kimono de jiu-jitsu deve seguir algumas características que são impostas pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Não adianta tentar improvisar com kimonos de outras modalidades, pois eles são feitos para atender aos seus respectivos esportes.
 

O kimono encolhe quando lava?

Sim! É importante não deixar se enganar pelas aparências e comprar o “kimono a conta” achando que ele ele caiu como uma luva. Se você fizer isso, corre o risco de perder o seu kimono novinho, pois o kimono encolherá na primeira lavagem. Por tanto considere sempre considere uma sobra na hora de escolher o seu kimono.
 

Mas o kimono encolhe muito? Quanto?

O fator de encolhimento dos kimonos depende muito do tipo de pano que foi usado na sua confecção, existem kimonos que são feitos com pano pré-lavado, e esses tendem a encolher menos.
Kimonos fabricados com tecidos cru (não tingidos) tendem a sofrer encolhimento maior, por não terem sido submetidos a nenhum processo químico durante a sua confecção.
 

Qual o tecido adequado?

Os confeccionados com 100% de algodão são mais resistentes e não alérgicos. Os trançados (ou traçados) como alguns chamam, são kimonos mais resistentes e dificultam a pegada do adversário. Atualmente não se vê muito kimonos de jiu jitsu lisos, embora ainda possam ser encontrados.
 

Qual a diferença entre os kimonos de competição e kimonos de treino?

Não existe essa divisão entre kimono de treino e kimono de competição, você não precisa ter um kimono pra competir e outro pra treinar. Porém com o avanço da tecnologia, alguns itens empregados em alguns tipos de kimono fizeram com que os atletas adotassem uma linha mais leve para competir.
 

Veja alguns motivos pelos quais os atletas acabam tendo kimonos diferentes para competir e treinar:

 

  1. Peso – “Kimonos de competição” são fabricados com tecidos mais leves e acabam tendo até 30% menos peso que um convencional, dando uma mãozinha ao competidor na hora de bater o peso.
  2.  

  3. Kimono “estiloso” – Tem gente que gosta de treinar com kimonos camuflados, coloridos, estilizados, porém nas competições oficiais só são permitidos kimonos nas cores Branca, Azul Royal e Preto.
  4.  

  5. Qual o melhor kimono?
    A escolha do kimono é como escolha de roupa, você tem que gostar do pano, do caimento, do preço, enfim de um conjunto de fatores que no final das contas acabam se resumindo ao gosto pessoal. Mas claro que existem fabricantes que investem em tecnologia, e isso permite com que os seus produtos sejam mais duráveis, ou leves, ou bonitos, ou baratos, ou qualquer outra coisa.

 
Analise o conjunto de fatores que são relevantes para você e experimente sem medo de errar. Se não gostar do que escolheu, tudo bem, entre na fila, você não será o primeiro e nem o último e na próxima compra troque de marca.