Blend Proteico ou Whey?

Se você ainda não sabe qual a melhor opção entre um blend proteico ou whey, você veio ao lugar certo.
 
A princípio, os blends proteicos são multifuncionais e podem ser usados em diversos horários, enquanto a whey protein pura, geralmente é utilizada em momentos mais específicos.
 
Há décadas, estudamos a contribuição positiva de uma dieta variada na saúde humana; estes estudos mostram benefícios como auxílio no controle dos níveis de açúcar no sangue[1], proteção vascular[1], diminuição do risco de câncer[2] , manutenção da pressão arterial[3] e auxílio no controle de peso[4]. Nutricionistas e nutrólogos de todo o mundo recomendam a variedade como fator importantíssimo na preparação de qualquer plano alimentar.
 
Com o avanço da tecnologia na produção de alimentos, percebeu-se que este conceito outrora estudado e estabelecido poderia ser aplicado também na nutrição esportiva através da utilização de blends proteicos: diversas fontes de proteínas poderiam contribuir para resultados positivos na alimentação.
 

BLEND PROTEICO OU WHEY PROTEIN?

 
Para responder à essa pergunta, é interessante analisarmos um estudo[5] publicado em 2013, quando Reidy – entre outros pesquisadores – comparou diretamente o consumo de whey protein a um blend proteico em um design randômico e duplo cego.
 

RECUPERAÇÃO PROLONGADA

O grupo que consumiu o blend proteico manteve a concentração de aminoácidos no sangue estável por mais tempo após os exercícios físicos, além de sustentar a síntese proteica de forma mais eficiente e contribuir para recuperação muscular.

Grafico de barras mostrando ligeira superioridade do blend proteico para ajudar a decidir entre blend proteico ou whey.

DIGESTÃO TIME-RELEASED

Com uma combinação de proteínas de rápida, média e lenta velocidades de absorção, a digestão dos blends se dá de forma gradual, balanceando a liberação de aminoácidos na corrente sanguínea e evitando um único pico de aminoácidos.

Gráfico ilustrando diferentes velocidades de absorção das proteínas.

 
Apesar do estudo ter utilizado a proteína de soja como parte do blend, optamos por trabalhar com a proteína do ovo no PROTN Blend® por ser uma proteína nobre e de alto valor biológico – além de atuar como uma proteína de média velocidade de absorção.

 

PROTN Blend®: Proteína multifuncional

 
O PROTN BLEND® é a combinação perfeita de 7 fontes protéicas incluindo peptídeos de glutamina em cada dose. Multifuncional, é um blend para ser utilizado a qualquer hora do dia – é um shake que pode substituir uma refeição ou aumentar sua ingestão proteica durante um lanche.
 
Fonte de whey protein, ele pode ser utilizado no café da manhã: após um longo período de jejum (sono), é ideal nutrir o corpo com proteínas de rápida absorção.
 
Já as proteínas de lenta absorção como a albumina e a caseína, possibilitam a liberação estável de aminoácidos na corrente sanguínea, garantindo nutrição por mais tempo.
 
Se preferir seu shake durante o dia ou antes de dormir, o PROTN Blend também é perfeito graças a sua liberação gradual.
 
Agora você tem mais informações para escolher entre um blend proteico ou whey.
 
Banner com um pedaço de cheesecake de morango e o pote do PROTN Blend sabor morango.

 

Referências bibliográficas:

1. Wahlqvist et al. Food variety is associated with less macrovascular disease in those with type II diabetes and their healthy controls. Journal of the American College of Nutrition, 1989.

2. Jansen et al. Quantity and variety of fruit and vegetable consumption and cancer risk. Nutrition and cancer, 2004.

3. De Oliveira et al. Dietary variety is a protective factor for elevated systolic blood pressure. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2012.

4. Azadbakht et al. Dietary diversity score is related to obesity and abdominal adiposity among Iranian female youth. Public Health Nutrition, 2011.

5. Reidy et al. Protein Blend Ingestion Following Resistance Exercise Promotes Human Muscle Protein Synthesis. American Society for Nutrition, 2013.